XXVIII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: O JOVEM KARL MARX

Dia 03 de março foram retomadas as atividades complementares “Cinema Comentado” e o “Núcleo de Filosofia do Direito”. Para reiniciar com muita pilha e vontade de problematizar, os alunos assistiram ao esperado “O Jovem Karl Marx”.

O filme O Jovem Karl Marx, lançado no Festival de Cinema de Berlim, no início deste ano, e ainda sem lançamento oficial no Brasil, acaba de ser “lançado” no YouTube nos últimos dias de setembro numa versão com legendas em português.

Antes de poder ser visto pelo público brasileiro, as resenhas críticas sobre o filme na Europa davam conta, em geral, de que se tratava de uma obra sobre a amizade entre os revolucionários alemães Karl Marx e Friedrich Engels, ou sobre o contexto histórico-filosófico em que Marx iniciou sua trajetória intelectual e política. De fato, estas questões são bastante presentes no filme, mas, nem de longe, são seu centro. A questão central reside em evidenciar o quão importante foi Marx para a formação de uma consciência de classe revolucionária e científica para o proletariado lutar contra o capital.

Sem dúvida, quem assistiu ao “O Jovem Karl Marx” pôde ter uma noção básica do contexto histórico vivido por Marx e Engels e também pôde refletir sobre as teses filosóficas, políticas e econômicas do marxismo, podendo perceber em que medida estas superaram em muito as teses idealistas, utópicas e anarquistas dos demais pensadores daquela época.

Mais uma oportunidade foi oferecida aos acadêmicos! E outras estão por vir! O que você está esperando? Fique de olho!!! Participe!

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook