XXX CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: A ONDA (Die Welle)

Dia 05 de maio foi dia de cinema na FENORD. Neste mês o professor Me. Marco Antônio Poubel Ministério Filho apresentou “A Onda”. O filme apresenta uma história baseada em fatos reais na qual um professor tenta, de maneira diferente e envolvente, ensinar seus alunos sobre autocracia. Para isso, deixa-os completamente motivados, fazendo da sala de aula exemplo de regime autocrata com normas a serem seguidas pelos participantes e cumprimento específico de exigências comportamentais imitando uma autocracia, que tinha como figura central de liderança o próprio professor, Sr. Wegner.

O grupo formado, de maneira entusiasmada, criou uniforme, cumprimento com um sinal e se auto denominaram de \u201ca onda\u201d. O professor, com seu comportamento, capacidade de liderança e a forma de trazer todos os alunos para aquela realidade, acaba por envolvê-los de uma maneira tal que alguns alunos levam aqueles ensinamentos sobre o regime estudado, para dentro de casa.

Merece destaque o fato que, o final trágico do filme, bem como as relações que se estabeleceram permitiram ao coordenador do projeto articular aspectos relacionados às relações de poder em Foucault.

Indiscutivelmente uma análise rica de um tema extremamente relevante oportunizou a todos os presentes uma aprendizagem prazerosa. Fiquem de olho porque vem mais!

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook