XXXIV CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

DOCUMENTÁRIO: AI-05 - O Dia Que Não Existiu

Mais um “Cinema Comentado” foi realizado no último 29, e como de costume, tarde de sábado de atividade cultural e intelectual.

Com direito à pipoca e guaraná, os acadêmicos assistiram ao filme AI-5 – O DIA QUE NÃO EXISTIU. O documentário reproduz a histórica e pouco conhecida sessão da Câmara dos Deputados que negou licença para processar Márcio Moreira Alves. O então deputado é considerado o provocador do Ato Inconstitucional que desencadeou o período mais difícil do regime ditatorial militar brasileiro. A ata dessa sessão legislativa jamais foi publicada pelo Diário Oficial e, até a virada do século, ninguém tinha conhecimento de sua existência.

As notas taquigráficas desaparecidas do acervo da Câmara passaram anos sob a guarda de uma funcionária que temia sua destruição pelos militares. Somente no século XXI, já com a reabertura e a democracia consolidada é que a documentação foi devolvida. A partir da transcrição dos discursos, a equipe da TV Cultura reconstituiu com atores a fatídica sessão que culminaria no decreto do AI-5. O documentário mostra a crescente supressão dos direitos implementada pelos militares pós-64, bem como o incremento dos protestos por liberdade por parte dos estudantes, trabalhadores e da classe artística.

O ponto alto que leva Márcio Moreia Alves a proferir seu discurso contra os militares foi a invasão da Universidade de Brasília, por tropas do exército. Sem dúvida a abordagem do filme despertou muita discussão sobre as principais tendências políticas do Brasil contemporâneo.

Parabéns aos acadêmicos presentes e também ao professor coordenador do projeto, Me. Marco Antônio Poubel.

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook