\ XXIV ENCONTRO - NÚCLEO DE FILOSOFIA DO DIREITO

XXIV ENCONTRO - NÚCLEO DE FILOSOFIA DO DIREITO DA FENORD

Sábado, dia 25 de agosto foi dia de mais um encontro do Núcleo de Filosofia do Direito da FENORD. O tema do mês foi “O Conceito de Democracia”.

O professor Marco Antônio Poubel, coordenador da atividade, destaca a necessidade de se refletir sobre esse conceito, sobretudo, se considerado o contexto em que os acadêmicos estão inseridos, até porque na atualidade, quando se fala de democracia, costuma se fazer referência a sua variante “representativa”, aquela que o povo elege os seus governantes através do voto e por um período limitado de tempo. Não obstante, também existe outro tipo de democracia, denominada “direta”, a que cada parte pode participar e onde não existem representantes, por que as resoluções a seguir seriam as decantadas diretamente por consenso; na atualidade, este tipo de organização é impossível a grande escala.

Nessa direção, pode-se imaginar a riqueza da discussão e das leituras que sustentam a construção dos diferentes pontos de vistas.

Imensurável é a importância de atividades dessa natureza na formação do operador do Direito, uma vez que a construção de argumentos deve ser feita através de conhecimentos teóricos que sustentam a diversidade de proposições que são apresentadas a todos os profissionais que atuam, melhor sobressaindo aqueles que dominam os diversos saberes.

Parabéns aos acadêmicos que têm aproveitado as oportunidades oferecidas pelo IESI/FENORD.



Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook