XLI CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

Documentário: The Corporation

Encerrando as atividades do semestre, o XLI Cinema Comentado apresentou o filme “ THE CORPORATION” e, diferentemente das produções cinematográficas de Hollyood que lotam salas e encantam os telespectadores, a produção exigiu mais massa cinzenta e pensamento reflexivo dos presentes.

O documentário The Corporation aborda o impacto das corporações no dia a dia das pessoas, independente do país em que elas vivam. A História – com H maiúsculo mesmo – começa quando as corporações conseguem, na justiça dos Estados Unidos, adquirir o direito de ser uma pessoa, baseando-se na própria Constituição do país. Por não existir fisicamente, ganhou um “corpo jurídico”. Desta forma poderia tomar atitudes típicas de qualquer pessoa, como comprar e vender empresas, contratar e demitir pessoas e outros tantos afazeres. Entretanto, as corporações são pessoas especiais, que não possuem sentimentos nem noção de ética. Seu objetivo é lucrar, o máximo possível, de forma que seus acionistas estejam sempre felizes e com dinheiro no bolso. A grande questão por trás das corporações e, na verdade, por trás de todo o modelo capitalista é até que ponto se deve ir em busca do lucro máximo. O filme apresenta diversos casos de abusos, das fábricas que pagam uma ninharia como salário e vendem os produtos lá produzidos por quantias muito maiores até a “compra” do direito de explorar bens naturais, como a água. Nos casos citados, e em tantos outros exibidos ao longo do filme, há questões éticas e morais deixadas de lado, superadas pela oportunidade de lucrar cada vez mais. The Corporation busca conscientizar o espectador sobre o que acontece no meio econômico global, denunciando abusos e conclamando para o combate. Como se pode ver, muito oportuna a reflexão acerca do tema e para tanto, o evento contou com um convidado especial, Prof. Dr. Jorge Fulgêncio Silva Chaves - Professor da UFVJM, que fez apontamentos acerca da obra e promoveu a reflexão sobre a temática apresentada. Fechamos mais um semestre com chave de ouro!

Agradecemos ao professor Me. Marco Antônio Poubel e ao nosso convidado, professor, Dr. Jorge Fulgência Silva Chaves. Parabéns aos acadêmicos que não se furtam às oportunidades de aprendizagens oferecidas pela nossa instituição! Agora é se preparar para as provas! Próximo semestre tem mais!




Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook