XVIII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: O PODEROSO CHEFÃO

Encerrando o semestre letivo de sala nova, o XVIII cinema comentado do IESI/FENORD teve casa cheia. A sessão exibiu o filme “O Poderoso Chefão”, produção cinematográfica que retrata a ascensão e a queda de uma família siciliana pelo poder da América e a passagem dos rituais de pai para filho. A história é equilibrada entre a vida familiar e os sujos negócios criminosos nos quais a família Corleone está envolvida.

A obra mostra como o poder e o dinheiro podem manipular tudo e todos. É possível observar a forma que Don Vito Corleone (Marlon Brando), o chefe da família, através de chantagem e influência controla policiais e políticos de toda Nova Iorque. E nessa direção, muito se pôde discutir e refletir acerca do filme.

É interessante assistir ao filme até porque ele traz como cenário os Estados Unidos pós segunda guerra mundial e os personagens agem de acordo com os costumes e moralidade da época, sendo possível perceber que certas coisas mudaram em relação ao século XXI, e outras continuam a mesma. Como por exemplo, da mesma maneira que os policiais corruptos participavam ativamente do crime organizado no filme, os policiais militares corruptos do Rio de Janeiro fazem a mesma coisa com o tráfico de drogas, sempre tentando tirar proveito das situações erradas que eles não deveriam permitir. O filme é ótimo para uma reflexão e discussão sobre o assunto.

Sem dúvida mais uma tarde de muita aprendizagem, mas também muito divertida!


Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook