XXIV CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO

Reiniciando as atividades do semestre no dia 26 foi realizado do XXIV cinema comentado, tendo sido apresentado o filme “Arquitetura da Destruição”. O professor mediador, Me. Marco Antônio Poubel Ministério Filho, faz apontamentos que aguçam novos comentários e o filme “deu pano para manga”.

O documentário mostra de maneira clara como a mídia é poderosa e o que ela é capaz de fazer quando bem aplicada e combinada com técnicas adequadas. O filme mostra como Hitler era detentor de conhecimentos estratégicos de mídia e sabia usá-los de maneira impressionantemente bem para conseguir atingir seus objetivos. Foi usando a mídia e técnicas de persuasão que ele conseguiu convencer a todos que os judeus não poderiam estar em ascensão financeira, morando em casas bonitas, enquanto os alemães puros, de raça superior ficavam por baixo, morando em casebres.

Hitler usou seus conhecimentos e a tecnologia de maneira muito convincente, ao mostrar que a miscigenação racial estava causando uma mutação genética em um grau elevado, e contaminando o país deles. O vídeo ilustra bem como Hitler era um ótimo estratégico e muito inteligente, entretanto, a intenção do vídeo não é enaltecer Hitler, e sim de mostrar o poderio da mídia e como ela influência as pessoas através de técnicas de comunicação bem empregadas. Todo publicitário tem conhecimento técnico de persuasão e conhecimento de mídia para utilizar a favor do produto e/ou serviço a ser vendido, cabe distinguir a finalidade do texto e do material a ser veiculado.

Sem dúvida o tema foi motivo para um debate caloroso e motivador, já que por de trás de tudo que vivemos no cenário político, existe uma estrutura de poder que envolve controle midiático.

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook