XXVI CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: O NOME DA ROSA

No último dia 28 de outubro foi realizado o XXVI cinema comentado no IESI/FENORD. O Projeto “Cinema Comentado” é mais uma proposta do NACE - Núcleo de Atividades Complementares e de Extensão, que se institucionaliza e busca a perenidade através de sessões mensais. A atividade tem como foco a exibição de um filme, a reflexão acerca de questões centrais desenvolvida por um coordenador da atividade, que posteriormente abre para debate ou considerações por parte dos acadêmicos, docentes e presentes.

Nesse sábado, o filme apresentado foi “O Nome da Rosa”, e o professor coordenador foi Me. Marco Antônio Poubel Ministério Filho.

A obra retrata o período histórico conhecido como Alta Idade Média, em um mosteiro ou abadia beneditina no norte da Itália. Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges têm acesso às publicações sacras e profanas.

A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da Santa Inquisição.

Sem dúvidas, a produção é uma excelente oportunidade de se colocar em discussão os elementos formadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook