PROJETO DE EXTENSÃO "ACADÊMICO SOLIDÁRIO"


ESCOLA ESTADUAL DR. MANOEL ESTEVES OTONI


TEMA: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

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Dia 19 de outubro, o IESI/FENORD abriu as portas para os alunos dos nonos anos da Escola Estadual Dr. Manoel Esteves Otoni. Na oportunidade, os acadêmicos Bruno Gonçalves Soares, Jucyária Martins, Patrícia Rocha, Jéssica Rodrigues Afonso, Rhuan F de Souza, Priscila Souza de Castro, Raphaela Vitória Maria Reis e Dênio Silva Salomão apresentaram um debate sobre o tema: Redução da Maioridade Penal.

Em seguida, o professor Marciano Rogério da Silva palestrou sobre a importância do conhecimento na formação dos alunos, evidenciando a tendência à polarização de pontos de vistas e a necessidade de se ter maturidade para o diálogo.

Foi oferecido um lanche aos estudantes que finalizaram a visita conhecendo um pouco da estrutura física da instituição.

As atividades fazem parte de um projeto de extensão “Acadêmico Solidário” que tem por objetivo maior atender às demandas das escolas públicas e favorecer o “aprender fazendo” como prática acadêmica. Para a coordenadora do curso de Direito, professora Carolina Lins de Castro Pires, o projeto cumpre também a importante função de promover a inter-relação entre a instituição e a sociedade.

Segundo a professora coordenadora do projeto Cibele Figueirêdo Gazzinelli, a palestra e o debate fazem parte da primeira etapa de atividades. Nessa etapa, busca-se oferecer aos alunos conhecimento prévio sobre o assunto sobre o qual deverão produzir textos argumentativos. Para tanto, os estudantes foram orientados a anotar argumentos e recursos argumentativos que defendiam a redução da maioridade Penal, como também aqueles que refutavam.

Na próxima segunda feira será realizada a oficina de produção de textos na Escola Estadual Dr. Manoel Esteves Otoni.

Indiscutivelmente este projeto é uma via de mão dupla: contribui para formação humanística dos acadêmicos, envolvendo-os em ações de solidariedade que favorecem a aprendizagem da escrita formal no ambiente escolar, mas também oportuniza aos próprios acadêmicos o aprimoramento da escrita, já que eles recebem nivelamento de produção de texto, o que materializa a prática do aprender fazendo!



Fundação Educacional Nordeste Mineiro
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