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Inclusão Digital
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Inclusão Digital

JUSTIFICATIVA
Com o indiscutível avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), hoje é possível ao usuário produzir, alterar e validar conteúdos em ambiente web, a partir de situações de interatividade configuradas por espaços virtuais. Iniciativas que favorecem o acesso das pessoas as TIC ampliam suas oportunidades de inserção na sociedade, tendo em vista a aquisição de novos saberes e competências. Com base, portanto, na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, a FENORD disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática para o desenvolvimento de situações que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos acerca das tecnologias de informação e comunicação. Através deste tipo de ação, possibilita-se a inclusão social de pessoas excluídas digitalmente e a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando à transformação social.

OBJETIVOS

O Projeto de Inclusão Digital tem por objetivos:
- Dar oportunidade a pessoas excluídas do mundo digital para o desenvolvimento ou fortalecimento de sua autonomia, de forma a serem cidadãos socialmente aceitos por utilizarem adequadamente os recursos básicos de informática;

- introduzir as pessoas no mundo da informação e da comunicação através do computador, atendendo às suas necessidades imediatas e refletindo sobre possibilidades futuras que as melhor integrem socialmente;
- refletir e estimular o uso de valores como a cooperação, a autonomia, a participação, a iniciativa, a criatividade e outros através dos recursos de informática.

PÚBLICO ALVO

Podem participar do Projeto de Inclusão Digital: funcionários da FENORD e seus familiares e pessoas da comunidade que não tem conhecimentos sobre o uso do computador.

FUNCIONAMENTO
As aulas acontecem, semanalmente, em laboratórios de informática da FENORD. O trabalho é executado por funcionários da área de informática da instituição e o curso é totalmente gratuito.


ETAPAS DO PROJETO:

  1. Na primeira etapa são atendidas as pessoas que ainda não tiveram nenhum contato com computadores. Através das apresentações das tecnologias, com explicações das principais funções e formas de manejo, os participantes recebem aulas práticas de iniciação ao uso do computador.

  2. Na segunda etapa são atendidas as pessoas que dominam a etapa anterior, mas não têm conhecimento de editor de texto. Nas aulas há estudos relativos ao básico do pacote Office, descobrindo as ferramentas que podem ser usadas para auxiliar em textos.

  3. Na terceira etapa são atendidas as pessoas que já possuem conhecimentos relativos às duas etapas anteriores para utilização da Internet. Nas aulas os participantes são orientados como navegar e pesquisar na Internet e recebem informações quanto aos riscos da Internet.

  4. Na quarta etapa do projeto serão abordados assuntos sobre o e-mail.

Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.

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